25 de janeiro de 2017

Subconscious Cruelty

Subconscious Cruelty (Canadá, 2000) 

Diret Karim Hussain.

Subconscious Cruelty

Era pra ser terror de arte? Surrealismo e simbolismo em uma produção que provocou polêmica? Pelo menos a intenção parece que era essa. O monólogo de abertura sugere a exploração do embate entre a racionalidade e a intuição (lado direito e esquerdo de cérebro) e o filme tentou ir longe em sua estética chocante. A polêmica gerada pelo filme certamente decorreu da cena com o recém-nascido e pelas imagens blasfemas envolvendo imagens religiosas.

24 de janeiro de 2017

Vingança Nua

Naked Vengeance (EUA, 1985)

Diret Cirio Santiago
Com Deborah Tranelli, Kaz Garaz, Carmen Argenziano, Ed Crick, Bill McLaughlin, Steve Roderick.

Naked Vengeance
O que é sleazy? É a especialidade do diretor filipino Cirio Santiago. Em uma carreira dedicada às apelações nível B, ele fez blaxploitation, karate e pós-apocalipse. Este Naked Vengeance é possivelmente seu melhor e mais conhecido filme.

Doce Vingança

I Spit on Your Grave (EUA, 2010)

Diret Steven Monroe
Com Sarah Butler, Jeff Branson, Andrew Howard.

Doce Vingança

Mexeu com uma! Refilmagem de Day of the Woman (A Vingança de Jennifer, 1978) com participação do diretor desse clássico video nasty agora na produção e roteiro. Jennifer Hills é uma escritora que vai passar uma temporada reclusa em uma cabana isolada. Acaba sendo atacada por cinco locais na cabana e ainda é brutalizada uma segunda vez em sua fuga, mas Jennifer consegue escapar no que seria o momento de sua morte: a queda no rio! Logo estará de volta para sua doce vingança contra os que a julgavam desaparecida. Suspense peso-pesado na linha rape-revenge com direção firme e narrativa bem conduzida. Sufocante e bem violento, mas curiosamente não chega a ser tão sem noção como o original!

23 de janeiro de 2017

Tenebre

Tenebre (Itália, 1982)

Diret Dario Argento
Com John Saxon, Tony Franciosa, Giuliano Gemma, Daria Nicolodi.

Tenebre

O branco e o vermelho. Suspense que sintetiza elementos estéticos e narrativos do cinema do diretor. Tony Franciosa é um escritor de romances criminais em campanha de divulgação de seu mais recente livro. A campanha coincide com mortes de pessoas próximas a ele de forma exata como os crimes são descritos em seus livros. Alguns consideram Tenebre como o filme definitivo de Dario Argento na releitura das convenções do suspense e de seu próprio cinema.

O Pássaro Sangrento

Deliria (Itália, 1987)

Diret Michele Soavi
Com David Brandon, Barbara Cupisti, Domenico Fiore, John Morghen, Robert Gligorove.


Spaguetti Slasher! Suspense de serial-killer um pouco fora de época. Se tivesse sido feito nos anos 70 seria um clássico. De qualquer forma é um terror classe A de matança em sequência (slasher) sobre um grupo de atores que encena uma peça de terror e fica trancado no teatro. A assistente que toma conta das chaves é uma das primeiras a ser morta e assim o resto do elenco fica retido no local. Um psicopata fugido de um manicômio se veste com as roupas do assassino da peça e os "meta-assassinatos" têm início. Mas apesar dessa premissa mínima (George Eastman no roteiro), o filme é um show visual e de tensão nervosa como poucos.

Sleepless

Non Ho Sonno (Itália, 2000)

Diret Dario Argento
Com Max Von Sydow, Stefano Dionisi, Chiara Caselli, Rossela Falk.

Sleepless

Vamos ouvir de novo! Sabe o truque de tirar coelho da cartola? Manjadíssimo. Já vimos, já sabemos. Mas se aparecer um mágico agora e refizer, todo mundo pára e presta atenção até o fim. Argento faz mais ou menos isso com seu cinema. O que diferencia uma performance da outra é a vontade com que ela é feita. Sleepless é uma das boas performances de Argento em um tempo de altos e baixos técnico-artísticos. É quase um inventário de cenas de seus filmes e arranjos gráficos. E é muito bom! A sequência de morte no trem, logo nos primeiros 15 minutos, é digna de seus melhores momentos.

Schock

Schock (Itália, 1977)

Diret Mario Bava, com Daria Nicolodi, John Steiner, David Colin, Ivan Rassimov.

Shock

Histérica, surtada! Cult de horror italiano do grande mestre Mario Bava já em sua fase final de carreira (eu ia escrever declínio, mas Bava não teve declínio!). O casal Dora e Bruno e seu filho pequeno, mudam-se para uma casa nova. Dora acaba de sair de uma clínica de recuperação a dependentes de drogas e o casal quer iniciar nova fase na vida. Mas, nas ausências do marido, a estabilidade de Dora entra em progressivo colapso. Suas visões e delírios colocam em risco a sua segurança e a de seu filho Marco, que parece cada vez mais influenciado por alguma presença na casa.