Uma das novidades mais interessantes no cinema contemporâneo e que virou um gênero à parte foi o chamado found footage. "Metragem encontrada" ou "filmagem encontrada". Filmes que supostamente não foram feitos de forma premeditada, com roteiro e tal. Teriam sido achados e seriam capturas de situações reais. É uma premissa bacana para impressionar a plateia na suposição de que o que ela está vendo é real. Sem encenação. Funcionou muito bem para filmes de terror. Especialmente nestes tempos de captura digital e equipamento mais leve. Mas a sugestão de realismo em filmes de ficção tem mais história. Até o clássico Cidadão Kane tem cenas de câmera solta para um suposto documentário real sobre Kane. A intenção ao real foi uma busca importante para uma parcela de cineastas desde os primeiros anos do cinema, como a "câmera-olho" de Dziga Vertov ou o naturalismo do cinema neo-realista italiano do pós-guerra.
15 de outubro de 2017
Bora fazê filme?
Eu sei o que vocês fizeram com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão! É visível e sabido que os meios digitais possibilitam uma economia considerável nas produções cinematográficas e os novos talentos que vêm se lançando na aventura de fazer filme parecem estar constituindo um gênero à parte no cinema fantástico contemporâneo.
O interesse nos alternativos e novos talentos vêm crescendo nos últimos anos. Uma vez que a produção dos recém-chegados venha aumentando é natural que as vias de exibição cresçam proporcionalmente. Feiras, convenções, festivais e streamings via web possibilitam tanto a exposição de novo material que o que antes era possibilidade hoje virou tentação! Por que não fazer?! E com o barateamento de captura, edição e efeitos, as distâncias técnicas entre o cinema profissional e o de baixo orçamento diminuíram.
14 de outubro de 2017
Trasheiras!
Cinema sem bajulação! Em uma sociedade na qual predominam valores dominantes sobre outros, criamos a cultura da segregação de qualquer coisa que nos induza a algum tipo de julgamento. Criamos a cisão entre o aceitável e o inaceitável. Isto "pode", aquilo "não pode". Isto "é bonito", aquilo "é feio". O cinema é uma atividade cultural que sofre constantemente no meio desse tiroteio conceitual por sua natural exposição midiática.
9 de outubro de 2017
Venom
Venom (Inglaterra, 1971)
Diret Peter SykesCom Simon Brent, Neda Arneric, Sheila Allen, Derek Newark, Gerhard Heinz.
Sykes, o esquisitão! Obscuro suspense inglês de um diretor eternamente outsider. Paul é um pintor trabalhando em paisagens pelo interior da Alemanha e conhece a misteriosa Anna, jovem que vaga pelos arredores do vilarejo onde ele está hospedado. A câmera fotográfica de Paul (com fotos da jovem) é roubada e suas tentativas de descobrir mais sobre Anna são impedidas pelos locais. Anna vive quase como uma selvagem e os que dela se aproximam são atacados e mortos por aranhas!
8 de outubro de 2017
O Vício
The Addiction (EUA, 1995)
Diret Abel Ferrara
Com Lily Taylor, Annabella Sciorra, Christopher Walken, Edie Falco.
"Meu vício é controlado pela minha vontade"
Vampiros eruditos! Lily Taylor trabalha em sua pesquisa de doutorado e é atacada por uma vampira ao voltar para casa à noite. Em sua transformação e adaptação à nova situação, ela passa por um tormento moral entre entregar-se à nova condição ou resistir e por um fim em sua existência. Então temos um terror-chic, um terror-de-arte que discute a condição da vida como uma imposição condicional. Podemos resistir a essa imposição? Até podemos. A morte é uma opção, mas o medo subvertido em "vontade de viver" pode ser mais forte.
7 de outubro de 2017
Prisão de Cristal
Tras el Cristal (Espanha, 1986)
Diret Agustin Villaronga
Com Gunter Meisner, David Sust, Marisa Paredes, Gisela Echevarria.
Com Gunter Meisner, David Sust, Marisa Paredes, Gisela Echevarria.
Peso-pesado! Sufocante suspense sobre poder e dominação. Klaus é um doutor que trabalhou para os nazistas e exerceu acobertado suas taras secretas envolvendo garotos. Tudo relatado em detalhes doentios no seu diário. Depois da guerra, vivendo com a família em um casarão no interior da Espanha, Klaus está tetraplégico (depois de uma tentativa de suicídio) e precisa permanecer em uma máquina constantemente ligada que o mantém respirando. Aparece então o jovem Angelo, muito disposto e determinado a servir de enfermeiro. Angelo tem uma estranha fascinação pelo velho doutor em sua condição atual de "autoridade caída", para sempre deitado e aprisionado na "cela de cristal" que o mantem vivo.
6 de outubro de 2017
A Colina Escarlate
Crimson Peak (EUA, 2015)
Diret Guillermo del Toro
Com Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Tom Hiddleston, Charlie Hunnam.
Fantasma camarada. Edith é uma escritora de novelas fantásticas que depois do assassinato de seu pai, casa-se com o misterioso Thomas Sharpe e vai morar com ele em seu decrépito casarão vitoriano. Thomas desenvolve um engenho de extração de argila do solo e na casa também vive sua irmã Lucille. E Edith que desde pequena recebeu visitas do fantasma de sua falecida mãe, começa a ter visões de fantasmas pelos corredores da mansão. Mas curiosamente, as aparições, apesar de serem as mais horríveis da história do cinema, não são exatamente ameaçadoras e parecem querer avisar de algum perigo. O espírito da mãe de Edith já havia dito sobre não ir para Crimson Peak... Mas Edith casou, foi e ficou morando lá. Nem se deu conta que Thomas e Lucille são os personagens mais sinistros do elenco.
Assinar:
Postagens (Atom)