Jo no quiero ver esto! Existem limites para fãs de terror? O cara pode ser o mais radical devoto do extreme, mas mesmo assim tem coisa feia de olhar. "Feio" aqui não quer dizer exclusivamente violência ou escatologia. Felipe Preto se refere aqui a coisa feia enquanto cinema mesmo. E isso nem é uma manifestação de intenção crítica ou seletiva. E sim uma imensa dúvida com relação a coisas que foram concebidas por critérios não identificáveis. Sabe quando você não vê mais o filme e começa a ver as deficiências. É um estado quase mágico e intermediário de sublimação invertida, quando a encenação desajeitada se torna muito evidente e o filme que deveríamos ver se desfaz diante dos olhos. Então, é por aí que se orientou esta seleção.
22 de outubro de 2017
21 de outubro de 2017
Extreme
Quando vi Les Yeux Sans Visage de Georges Franju tomei um baita susto na cena da pele extraída da face de uma vítima. Com as tesourinhas cirúrgicas penduradas e o "sangue preto" nas bordas. Estranhíssimo. Na hora pareceu o cúmulo do mau gosto, considerando que em 1958 os extremos gráficos não eram explicitados, nem mesmo nos filmes de terror. Como as plateias da época teriam reagido à essa cena? Nada no filme prepara o espectador para esse momento. Mas ao mesmo tempo que é chocante, a cena é corajosa pela ousadia. Franju seria o pioneiro do cinema extreme?
18 de outubro de 2017
Jogo Perigoso
Gerald's Game (EUA, 2017)
Diret Mike Flanagan
Com Carla Gugino, Bruce Greenwood, Henry Thomas.
Eu sou minha própria vilã! Jessie e Gerald passam uma temporada em seu chalé no bosque para... brincadeiras de casal. Estão casados o tempo suficiente para a relação precisar de aditivos e disfarçar a monotonia. Pelo menos para Gerald, que na condição do macho racionalizador, conduz a operação, sem deixar faltar na brincadeira as algemas que tanto servem a variação apimentada nas intimidades do casal quanto significam dominação sobre Jessie. E ele parece se dar muito bem na figura do dominador masculino. Mas, o inesperado... Gerald sofre um ataque e cai aos pés da cama deixando a pobre esposa algemada! Os vizinhos estão muito longe, e é provável que Jessie não aguente viva até alguém dar por falta do casal e iniciar uma busca.
As Bodas de Satã
The Devil Rides Out (Inglaterra, 1968)
Diret Terence Fisher
Com Christopher Lee, Charles Gray, Leon Greene, Nike Arrighi.
Baphomet is in the house! O que dizer de uma seita satânica que até o Christopher Lee vai contra?! Este é um dos últimos grandes momentos da famosa produtora britânica Hammer. Christopher Lee e Leon Greene descobrem que Simon, um amigo comum está envolvido em um grupo liderado pelo misterioso Mocata (Charles Gray). Lee, um estudioso de ocultismo, desconfia e investiga até descobrir que o grupo é uma seita de satanistas que quer converter Simon e uma jovem amiga ao seu círculo. Com a ajuda de familiares, Lee consegue resgatar os dois jovens e mantê-los sob guarda, mas Mocata é ardiloso e seus poderes hipnóticos irão rapidamente reverter a situação pondo em risco os familiares de Lee.
17 de outubro de 2017
Megeras do Terror!
Scary grannies! Houve tempo em que atores e especialmente atrizes em fim de carreira, ou ausentes das telas por anos, ou que haviam deixado de representar imperativos de beleza e de consumo, tiveram uma revivida na carreira por causa de filmes de terror e suspense. A onda do hag horror começou com o famoso O Que Terá Acontecido a Baby Jane? e seguiu por uma série de filmes com atrizes esquecidas. Curioso que na época, os filmes do gênero significavam que, sim, o elenco que participava estava realmente no fim da linha em termos de mercado. Quem abandona glórias passadas (como Bette Davis por exemplo) e se submete a apelações populares como filmes de terror para se manter na ativa? Isso confirma que a industria do cinema despreza a terceira idade e atores e atrizes veteranos só têm chance como elenco de apoio?
16 de outubro de 2017
A Filha de Satã
Burn Witch Burn (Inglaterra, 1962)
Diret Sidney HayersCom Janet Blair, Peter Wyngarde, Margareth Johnston, Anthony Nicholls.
Virei clássico! Ótima fantasia que resistiu bem ao tempo. Peter Wyngarde é um professor de Sociologia que defende a racionalidade absoluta em suas aulas. Cético, metódico, bem situado em sua comunidade e com uma bela e dedicada esposa em casa, Peter entra em choque quando descobre uma série de amuletos místicos escondidos pelas gavetas e cômodas de sua residência. Sua devotada esposa cultua a magia em todos esses anos de casamento! Peter a convence a se desfazer das bugigangas inúteis e queimar tudo na lareira. Aí a vida regrada do professor terá uma inesperada reviravolta que até pode por a vida de sua esposa em risco. Com a proteção desativada, os que não querem o professor lecionando podem ter a chance que precisavam para se livrar dele.
15 de outubro de 2017
Found Footage
Uma das novidades mais interessantes no cinema contemporâneo e que virou um gênero à parte foi o chamado found footage. "Metragem encontrada" ou "filmagem encontrada". Filmes que supostamente não foram feitos de forma premeditada, com roteiro e tal. Teriam sido achados e seriam capturas de situações reais. É uma premissa bacana para impressionar a plateia na suposição de que o que ela está vendo é real. Sem encenação. Funcionou muito bem para filmes de terror. Especialmente nestes tempos de captura digital e equipamento mais leve. Mas a sugestão de realismo em filmes de ficção tem mais história. Até o clássico Cidadão Kane tem cenas de câmera solta para um suposto documentário real sobre Kane. A intenção ao real foi uma busca importante para uma parcela de cineastas desde os primeiros anos do cinema, como a "câmera-olho" de Dziga Vertov ou o naturalismo do cinema neo-realista italiano do pós-guerra.
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