26 de maio de 2018

Italian Sleazy Collection

Ma che cazzo?! Sempre que vejo reviews e levantamentos sobre trash, terror, thriller, sinto falta das podreiras made in Italy. Geralmente ficam de fora, a menos que sejam de consagrados mestres como Argento, Fulci, Lenzi. Por que isso acontece? A resposta é bem simples: tem tantos que não dá pra contar ou selecionar.

Italian Sleazy Collection
A linha exploit italiana tem coisas inacreditáveis em sua ousadia apelativa simplesmente porque procedem dos imperativos operísticos tipicamente italianos. Capiche? O que o público está pagando pra ver? Putaria e violência? Então toma! E muita coisa não foi devidamente conhecida em sua época na briga por distribuição e espaço nas bilheterias.

25 de maio de 2018

Ghostkeeper

Ghostkeeper (CAN, 1980)

Diret Jim Makichuck
Com Riva Spier, Murray Ord, Sheri McFadden, Georgie Collins.

Ghostkeeper (CAN, 1980)

Pequeno notável! Terror canadense prejudicado por encrencas na produção, mas que merece uma checagem saudosista. Marty, Jenny e Chrissy estão em férias pelas montanhas curtindo as belas paisagens cobertas de neve. Quando separam-se de seu grupo, vão explorar uma trilha em meio a um bosque. Para se abrigarem da neve e passarem a noite depois que um dos snowmobiles quebra, entram em um hotel que parece vazio. Lá dentro encontram a velha zeladora que cuida sozinha do local. Ela os acolhe para o pernoite, mas tem mais gente habitando a velha construção... Então já viu, Ghostkeeper é uma coleção dos mais óbvios clichês do slasher anos 80: hotel abandonado, veículo quebrado, velha misteriosa, filho louco, tem até o final (spoiler, mas previsível) com a protagonista tomando o lugar da zeladora.

23 de maio de 2018

Frenesi

Frenzy (ING, 1972)

Diret Alfred Hitchcock
Com Barry Foster, John Finch, Anna Massey, Alec McCowen.

Frenesi

Clássico do cinismo. Hitchcock de volta a Inglaterra fechou a carreira em grande estilo com este filme (sem contar o fraquinho Family Plot). Depois da queda produtiva e de bilheteria com a mediana repercussão de Marnie, Cortina Rasgada e Topázio, o diretor encontrou novo vigor na volta a sua terra natal. Frenesi é um de seus melhores momentos pela feliz conjunção de elementos diversos como a morbidez tipicamente britânica (tão marcante na obra do diretor), o domínio técnico para efeito dramático, o cinismo declarado, a perfeita direção de atores e a explicitação que a época permitia.

21 de maio de 2018

Frightmare

Frightmare (ING, 1974)

Diret Pete Walker
Com Deborah Fairfax, Sheila Keith, Rupert Davies, Kim Butcher.

Frightmare (ING, 1974)

Royal exploit! Grande Pete Walker! Um dos poucos diretores ingleses a investir no cinema exploitation em seu mercado e que teve uma sequência de bons thrillers pela década de 70. 
Debbie e Jackie são irmãs em crise. Papai e mamãe estiveram ausentes por quinze anos cumprindo pena, mas com sua (suposta) reabilitação e consequente liberdade pelas autoridades, a situação das duas jovens sofre uma reviravolta ainda maior, ainda pior. Mamãe faz leituras de tarô e gosta de carne humana! Seus clientes geralmente vão parar na dispensa! E papai, em seu amor eterno, vive no tormento de acobertar tudo para proteger a parceira. Jackie está á beira da marginalidade e vive em atrito com Debbie. Manipuladora, e com um gosto especial por violência, Jackie não poupa meios nem para agredir um barman que lhe negou bebida. E Debbie, instável e irritadiça, recebe as visitas de um pretendente, estudante de psicologia, que parece ser o único personagem equilibrado em um assustador painel de pessoas desajustadas em conflitos crescentes.

19 de maio de 2018

Riti Magie Nere e Segrete Orge nel Trecento

Riti, Magie Nere e Segrete Orge nel Trecento (Itália, 1971)

Diret Renato Polselli
Com Mickey Hargitay, Rita Calderoni, Raul Lovecchio, Krista Barrymore.

Riti, Magie Nere e Segrete Orge nel Trecento (ITA, 1971)

Aberrativo! Quantas horas de filme ruim você já viu? Foram suficientes? Mesmo que saciado com os fenômenos trash, sleazy, exploit que o cinema B deixou pela história, vale a pena perder mais uns 80 minutinhos com este "Ritos, Magia Negra e Orgias Secretas no Século XIV", na tradução aproximada. Uma peça indescritível do cinema-catástrofe. Euro-trash de primeira linha!

15 de maio de 2018

Desafio do Além

The Haunting (EUA, 1963)

Diret Robert Wise
Com Julie Harris, Richard Johnson, Claire Bloom, Russ Tamblyn.

Desafio do Além

– A presença de vocês pode estimular as estranhas forças que ocorrem aqui.
– Seremos como iscas vivas?

A melhor casa suspeita. Richard Johnson é um antropólogo que reúne um grupo de pessoas para uma temporada no velho e sinistro casarão Hill House. Sua intenção é a aproximação científica dos eventos, a curiosidade analítica e a possível constatação de fatos. Richard pode estar catalogando um dos maiores fenômenos na área pouco explorada da espiritualidade. Mas... a monumental construção que acumula histórias de loucura e morte desde o século XIX, irá fazer um estrago muito maior nos corações e mentes dos presentes. Muito mais do que mover objetos ou fazer contato com poltergeists, Hill House tem um poder notável sobre os mais instáveis e isso dá uma lógica preocupante para o desenvolvimento do drama.

13 de maio de 2018

Um Lugar Tranquilo no Campo

Un Tranquillo Posto di Campagna (Itália, 1969)

Diret Elio Petri
Com Franco Nero, Vanessa Redgrave, Georges Geret, Rita Calderoni.

Um Lugar Tranquilo no Campo
– Procuro um lugar tranquilo no campo...
– Mais tranquilo que isto só a morte...

Pesadelo pop-art-cinético-modernista!!! Franco Nero é Leonardo, um artista plástico em crise de criação. Seu bem sucedido trabalho na arte pop é uma máquina de fazer dinheiro para a felicidade de sua companheira Flavia (Vanessa Redgrave) e do empresário que os apoia. Mas a pressão sobre Leonardo é grande e o colapso é iminente. Na sequência que abre o filme ele esta atado da cabeça aos pés enquanto Flavia faz compras e enche a casa de bugigangas tecnológicas inúteis. Em um acesso de fúria Leonardo rompe as cordas e tenta matar Flavia! A sequência, que sintetiza o filme todo, carrega na estética pop (Petri tem na bagagem o cult A Décima Vitima) e não por acaso acontece em um pesadelo.