Thrillers ingleses marcaram época em um período em que a produção européia equivalia em quantidade e qualidade ao produto americano. Com o impulso produtivo do chamado "novo cinema inglês" de meados dos anos 50, com temáticas populares e dramas da classe proletária como A Taste of Honey ou Saturday Night and Sunday Morning, a industria foi experimentando seus gêneros próprios entre as aventuras colonialistas, os góticos e os dramas criminais estrelados por Stanley Baker. Entre eles destacou-se o gênero suspense, que vinha alcançando grande sucesso pelas produções dos estúdios Hammer.
23 de junho de 2018
17 de junho de 2018
O Orfanato
El Orfanato (Espanha, 2007)
Diret Juan A. Bayona
Com Belén Rueda, Roger Princep, Fernando Cayo, Mabel Rivera, Geraldine Chaplin.
Criança dá trabalho... Suspense merecidamente bem recebido e que deu moral respeitável ao diretor Bayona logo em seu primeiro longa metragem. Belén Rueda é o centro do filme como Laura, a ex-interna de um orfanato e que agora adulta, cuida de Simon, seu filho adotivo. Ela mora no antigo prédio do orfanato em que viveu e quer reabrir o local para novas atividades. Simon vive às voltas com seus amiguinhos imaginários pelo enorme local e quando Laura faz uma festa para apresentar as instalações para a comunidade, Simon desaparece misteriosamente.
Começa então a agoniante busca pela criança desaparecida e os mistérios que envolvem a velha habitação. E Laura descobre que Benigna, uma antiga professora do orfanato, pode ter relação com diversos desaparecimentos de crianças, inclusive o de Simon!
Criança dá trabalho... Suspense merecidamente bem recebido e que deu moral respeitável ao diretor Bayona logo em seu primeiro longa metragem. Belén Rueda é o centro do filme como Laura, a ex-interna de um orfanato e que agora adulta, cuida de Simon, seu filho adotivo. Ela mora no antigo prédio do orfanato em que viveu e quer reabrir o local para novas atividades. Simon vive às voltas com seus amiguinhos imaginários pelo enorme local e quando Laura faz uma festa para apresentar as instalações para a comunidade, Simon desaparece misteriosamente.
Começa então a agoniante busca pela criança desaparecida e os mistérios que envolvem a velha habitação. E Laura descobre que Benigna, uma antiga professora do orfanato, pode ter relação com diversos desaparecimentos de crianças, inclusive o de Simon!
15 de junho de 2018
Comboio do Terror
Maximum Overdrive (EUA, 1986)
Diret Stephen King
Com Emilio Estevez, Pat Hingle, Laura Harrington, Yeardley Smith.
We made you... desculpa aí! Stephen King se arriscou muito dirigindo esta adaptação de um de seus contos e o resultado é este cult fiasco unanimemente desprezado. Durante a passagem de um cometa pelo sistema solar, a energia desprendida envolve a Terra fazendo máquinas adquirirem iniciativa própria contra os humanos! Máquinas motorizadas, facas elétricas, corta-gramas e caminhões promovem um levante contra os humanos e a narrativa se concentra em um grupo de pessoas que fica detido em uma lanchonete de estrada por um cerco de caminhões! Precisam se defender e encontrar uma saída ou talvez não sobrevivam ao período de passagem do cometa.
13 de junho de 2018
Terror nas Trevas
L'Aldilá/The Beyond (Itália, 1981)
Diret Lucio Fulci
Com Katherine MacColl, David Warbeck, Cinzia Monreale, Al Cliver, Veronica Lazar.
"No dia em que as portas do inferno forem abertas,
os mortos vagarão pela Terra"
os mortos vagarão pela Terra"
A generosidade de um diretor! Um dos melhores momentos do mestre da podreira Lucio Fulci! A jovem Liza herda um velho hotel na Louisiana e o reforma para novas atividades, mas misteriosos eventos começam a ocorrer no local e imediações. Lisa é avisada do perigoso local que supostamente abre uma das sete portas para o inferno, como diz a lenda registrada no livro de Eibon! Entra a misteriosa cega Emily, que avisa sobre a lenda e o perigo de permanecer no local. Mas Liza desconsidera os avisos até que começa a ter visões do feiticeiro Schweick, executado por moradores locais nos anos 20!
12 de junho de 2018
O Navio Fantasma
Ghost Ship (EUA, 2002)
Diret Steve Beck
Com Gabriel Byrne, Julianna Margulies, Ron Eldard, Desmond Harrington, Isaiah Washington, Karl Urban.
É doce morrer no mar... Terror que faz um curioso apanhado de todas as virtudes e defeitos da produção moderna. Gabriel Byrne é o líder de um grupo de resgate marítimo que descobre uma embarcação desaparecida. O Antonia Graza flutua desde o acidente de 1962 que exterminou a tripulação! E quando Byrne e sua equipe sobem a bordo para investigar descobrem um tesouro em barras de ouro que pode mudar suas vidas! Descobrem também que os eventos inexplicáveis que começam a ocorrer podem fazer com que fiquem retidos no velho cruzeiro como outras equipes de resgate já ficaram!
9 de junho de 2018
Temos Vagas
Vacancy (EUA, 2007)
Diret Nimrod Antal
Com Luke Wilson, Kate Beckinsale, Frank Whaley, Ethan Embry, David Doty.
A fama que ninguém quer! Suspense bacana que teve boa repercussão em seu período. Amy e David estão na estrada em uma viagem noturna bem chata, relação desgastada e a obrigação de visitar a sogrinha não entusiasma nenhum dos dois. Para piorar, David tentou uma alternativa à rodovia e se deu mal: não sabe bem onde está e não sabe como voltar à via expressa. Para piorar, o carro quebra no meio da estrada deserta e eles precisam seguir a pé até o posto por onde passaram. E piora: o único local aberto é um hotelzinho vagabundo e na dificuldade de conseguir ajuda precisam passar a noite ali mesmo.
8 de junho de 2018
O Diabólico Vampiro de Dusseldorf
Le Vampire de Dusseldorf (FRA, 1965)
Diret Robert Hossein
Com R. Hossein, Marie-France Pisier, Roger Dutoit, Annie Anderson.
O killer certo! Baseado no caso real do assassino Peter Kuerten, o filme de Robert Hossein é mais fiel aos fatos históricos do que o clássico M de Fritz Lang, que supostamente se baseou nas ações do mesmo maníaco (Lang nega a relação). O ator e diretor Hossein é Peter Kurten, misterioso e recluso que assassina mulheres na Berlim dos anos 30. Sua paixão pela cantora Anna o leva todas as noites ao mesmo cabaré onde ela se apresenta. Sua adoração o leva a uma relação submissa com a cantora a ponto de ele se submeter à vontades corriqueiras dela a até se deixar maquiar ridiculamente como em uma brincadeira de criança. Anna supõe estar tratando com um admirador e nem sequer desconfia de que outras mulheres com as quais Peter se envolve têm fim violento pelos becos decadentes da Berlin pré-nazista.
Assinar:
Postagens (Atom)