Depois da seleção de filmes de casas assombradas vamos agora com uma série de hotéis que desde O Iluminado perece que viraram elemento de grande rendimento ao terror. Sem esquecer do hotelzinho Bates. Se hotéis são o correspondente moderno aos castelos góticos então esse sub-sub-gênero no cinema de terror parece que ainda tem muito a dizer...
12 de outubro de 2018
Hotéis malignos!
Depois da seleção de filmes de casas assombradas vamos agora com uma série de hotéis que desde O Iluminado perece que viraram elemento de grande rendimento ao terror. Sem esquecer do hotelzinho Bates. Se hotéis são o correspondente moderno aos castelos góticos então esse sub-sub-gênero no cinema de terror parece que ainda tem muito a dizer...
Giallo
Derivados de um cinema essencialmente gráfico que tem Psicose (1960) como um de seus maiores exemplos, o giallo foi um dos gêneros mais populares no início dos anos 70 e marcou época com sua estilização narrativa, assumido sadismo, erotismo e violência abusada. Seu ingrediente básico de roteiro era a decifração de um mistério narrada com um máximo de estilização gráfica.
29 de setembro de 2018
A Sentinela dos Malditos
The Sentinel (EUA 1977)
Diret Michael Winner
Com Cristina Raines, Chris Sarandon, Burgess Meredith, Ava Gardner, Jeff Goldblun, Arthur Kennedy.
Com Cristina Raines, Chris Sarandon, Burgess Meredith, Ava Gardner, Jeff Goldblun, Arthur Kennedy.
Os extremos se encontram! Terror marcante por diversos motivos, nem todos virtuosos, mas a conjunção de elementos (do óbvio ao ousado) configura um filme bastante fora do comum. O que pode até ser uma vantagem no cinema fantástico! Cristina Raines é uma modelo em ascensão na carreira e precisa achar um apartamento em Manhattan. Chris Sarandon é seu namorado advogado e a auxilia na busca até que ela encontra um local adequado, barato... e muito misterioso: um velho prédio de apartamentos cujo único habitante é um velho padre que mora no último andar e vive olhando pela janela em uma constante vigília.
17 de setembro de 2018
A Casa do Medo
Incident in Ghostland (FRA, CAN, 2018)
Diret Pascal Laugier
Com Crystal Reed, Anastasia Phillips, Mylene Farmer, Emilia Jones, Taylor Hickson.
Zona de desconforto! Um dos aspectos mais fascinantes do cultuado Martyrs foi a forma como o diretor Laugier manipulava as realidades paralelas pela percepção de uma das personagens (na primeira metade do filme). Pois bem, aqui neste terror psicológico (terror subconsciente?!) essa articulação narrativa é a essência da obra.
9 de setembro de 2018
La Meute
La Meute (França, Bélgica, 2010)
Diret Frank Richard
Com Emilie Dequenne, Yolande Moreau, Benjamin Biolay.
Virando ração! Charlotte viaja solitária pelas estradas interioranas, aparentemente sem destino e desiludida com o mundo. Dá carona a Max, tipo estranho e de aparente vulnerabilidade. Entre atritos com motoqueiros e nenhuma empatia mutua, a dupla pára em uma espelunca de estrada para uma refeição. Max desaparece quando vai ao banheiro e Charlotte fica intrigada. Em sua xeretice ela descobre segredos do local e acaba sendo enjaulada pela fazendeira proprietária. Figura estranha e ameaçadora, enlouquecida depois de um acidente químico nas minas de carvão que deformou e matou diversos trabalhadores, entre eles seus filhos!
7 de setembro de 2018
Office
Opiseu (Coréia do Sul, 2015)
Diret Won-Chan Hong
Com Ko Asung, Sung-Woong Park, Eui-Sung Kim, Seong-Woo Bae.
Unhappy hour. Curioso suspense sul-coreano que prima pela discrição. A jovem Lee Mi começa a trabalhar como estagiária em um empresa justamente em um momento de bastante delicado: um dos chefes de vendas da equipe está sendo investigado como suspeito de ter matado sua família a marteladas ao final de um dia de serviço!!!
31 de agosto de 2018
More Italian Sleazy
Mais podreiras italianas. Como foi dito na seleção anterior de sleazy, a abrangência é inalcançável e se continuar contando dá pra continuar fazendo seleções pra sempre. Então segue mais uma lista de 20 coisas B, trash, apelações. Algumas bem bacana de se ver, algumas que rendem mais do que comédias em seu inadvertido vale-tudo sem noção. Nesta lista a linha unificadora é a mistura de gêneros (em cada filme) o que faz com os título não pertençam, a rigor, a nenhuma linha de produção consagrada no consumo popular (giallo, erótico, poliziotteschi, gótico...)
Assinar:
Postagens (Atom)