Talkin' bout the bad girls! Invariavelmente dominado pela orientação masculina na concepção e ótica narrativa, a produção cinematográfica vem cedendo à presença feminina há algum tempo. Claro que houveram as pioneiras em suas épocas, Ida Lupino, Agnes Varda, Jane Campion, mas eram exceções que confirmavam a regra. As lembranças de protagonistas femininas no cinema também são várias com as revolucionárias Brigitte Bardot e Jeanne Moreau em Viva Maria, Marilyn voando a saia em O Pecado Mora ao Lado, Catherine Deneuve em A Bela da Tarde, Gena Rowlands em Glória, mas também como as citadas diretoras, são casos isolados. Estrelas fetiche com a liberdade artística até onde lhes foi permitido. Jane Fonda por muitos anos caracterizou (nas telas e fora) a mulher independente e politizada, como Meryl Streep faria depois, e as protagonistas dos thrillers de Claude Chabrol também tiveram importância assim como as "mulheres de Almodóvar". Hollywood previu a nova era em filmes como Thelma e Louise, As Bruxas de Eastwick e Aliens, onde até o vilão é rainha!
11 de novembro de 2018
Empoderadas!
Talkin' bout the bad girls! Invariavelmente dominado pela orientação masculina na concepção e ótica narrativa, a produção cinematográfica vem cedendo à presença feminina há algum tempo. Claro que houveram as pioneiras em suas épocas, Ida Lupino, Agnes Varda, Jane Campion, mas eram exceções que confirmavam a regra. As lembranças de protagonistas femininas no cinema também são várias com as revolucionárias Brigitte Bardot e Jeanne Moreau em Viva Maria, Marilyn voando a saia em O Pecado Mora ao Lado, Catherine Deneuve em A Bela da Tarde, Gena Rowlands em Glória, mas também como as citadas diretoras, são casos isolados. Estrelas fetiche com a liberdade artística até onde lhes foi permitido. Jane Fonda por muitos anos caracterizou (nas telas e fora) a mulher independente e politizada, como Meryl Streep faria depois, e as protagonistas dos thrillers de Claude Chabrol também tiveram importância assim como as "mulheres de Almodóvar". Hollywood previu a nova era em filmes como Thelma e Louise, As Bruxas de Eastwick e Aliens, onde até o vilão é rainha!
9 de novembro de 2018
Jogo Brutal
Fair Game (Austrália, 1986)
Diret Mario Andreacchio
Com Cassandra Delaney, Peter Ford, David Sanford, Gary Who, Don Barker.
Onde esteve escondido esse filme?! "Primo pobre" dos clássicos de ação australianos, injustamente esquecido ou menos citado do que os conterrâneos. Jessica é a zeladora responsável por cuidar de uma reserva animal nos desertos australianos e depois de um atrito de estrada com três caçadores ela passa a ser o "happy hour" do trio em provocações e ameaças. Nada pra fazer? Vamos encher o saco da Jessica. Mas a garota também é marrenta e devolve os desaforos como pode. Resultado: a encrenca vai ficando cada vez mais perigosa e violenta!
6 de novembro de 2018
Mente Paranóica
Office Killer (EUA, 1997)
Diret Cindy Sherman,
Com Carol Kane, Molly Ringwald, Jeanne Tripplehorn, Barbara Sukowa, Michael Imperioli.
Empoderada errada. Dirigido pela artista plástica e fotógrafa Cindy Sherman, este é um suspense brega e satírico que surpreende pelos motivos certos e errados! Dorine é um dedicada e retraída funcionária de uma revista de moda que acompanha os conflitos ao seu redor na redação. A tensão é crescente devido aos novos sistemas operacionais implantados na empresa e as consequentes demissões de funcionários. Dorine não irá se adaptar aos novos quadros de funcionários e sérios problemas de relacionamento começarão a revelar a insuspeitada personalidade da moça!
28 de outubro de 2018
Metrô da Morte
Raw Meat/Death Line (ING, EUA 1972)
Diret Gary Sherman
Com Donald Pleasence, Sharon Gurney, David Ladd, Norman Rossington.
O buraco é mais embaixo! Cult de horror ainda espantoso em sua excentricidade visual. Donald Pleasence é um delegado investigando misteriosos desaparecimentos no metrô de Londres. As pistas levam a setores desativados das galerias subterrâneas onde supostamente habitam mendigos. E que também supostamente sobrevivem via canibalismo!
No Topo do Poder
High Rise (Inglaterra, 2015)
Diret Ben Wheatley
Com Tom Hidleston, Jeremy Irons, Sienna Miller, Luke Evans, Elizabeth Moss.
Com Tom Hidleston, Jeremy Irons, Sienna Miller, Luke Evans, Elizabeth Moss.
– Está um pouco bagunçado isso aqui...
– Nada que não possa ser escondido debaixo do tapete...
O botão de "sobe" já tem dono. Tem uma música do Paul Simon que diz que "o teto de um homem é o assoalho de outro". É bem essa a analogia social que compõe este bizarro drama dirigido por Ben Wheatley (Kill List). Baseado em livro J.G. Ballard, High Rise é ambientado nos anos 70 e conta em clima de farsa absurda a vida em um moderníssimo condomínio que serve de microcosmo da realidade social. Os pobres vivem nos andares baixos e os ricos nos superiores. O engenheiro projetista do prédio (Jeremy Irons) vive na paradisíaca cobertura.
27 de outubro de 2018
As Donas da Noite
Wir Sind Die Nacht (Alemanha, 2010)
Diret Dennis Gansel
Liberdade pra quê? Aventura vampiresca do mesmo diretor de Die Welle (A Onda). Lena é uma jovem delinquente que vive de furtos e mora com a mãe indiferente até que conhece Louise um poderosa vampira. Louise quer trazer Lena para seu trio justamente no momento em que um jovem policial se interessa pela garota. E a pobre Lena ficará dividida entre a atenção do policial pretendente e um poder, amizade e proteção que nunca teve, proporcionado no grupo de Louise.
21 de outubro de 2018
Tretas Políticas
#BlackPhillipSim. Para sempre destinada à polêmica, a discussão política curiosamente parece ter movimentos isolados na história do cinema. Nas sucessões históricas da cultura de massa os filmes sócio-políticos constituíram movimentos reconhecidos (como o neo-realismo italiano) ou geraram obras de presença isolada.
Os princípios de articulação política serão sempre polêmicos ao senso comum justamente por não se fundamentarem em princípio nenhum. A política é o terreno da articulação, da manobra, da estratégia segundo necessidades cambiantes. Esperar por "honestidade" ou "integridade" parece a mais absurda incoerência em se tratando de política envolvendo grupos de poder. Essa pode ser uma das premissas mais tentadoras a roteiristas e o cinema se valeu de situações político-sociais tanto para simbolismos delirantes como para obras francamente engajadas.
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