O cordão dos rejeitados... Rejeitados por Deus, pelo Diabo, por todo mundo. Misfits. Desajustados. Na forma de psicopatas ou simples incompreendidos, os desajustados são garantia de personagens sempre interessantes desde M de Fritz Lang. São um elemento forte para dramas sociais e agora estão resgatados pelas narrativas de terror como um ingrediente que garante delírios estético-narrativos. Todo mundo em alguma medida se identifica com a exclusão, a rejeição, mas ninguém quer esse tipo de protagonismo.
26 de fevereiro de 2022
12 de fevereiro de 2022
Terror na Ópera
Opera (Itália, 1987)
Com Cristina Marsilach, Urbano Barberini, Daria Nicolodi, Ian Charleson, William MacNamara, Barbara Cupisti, Carolina Cataldi.
Genial histrionismo técnico. Suspense do cultuado Dario Argento e um de seus melhores momentos em revisitação às convenções estéticas de sua obra. Beth é uma jovem cantora soprano que tem sua grande chance na encenação de Macbeth quando a cantora principal sofre um acidente. Mas Macbeth tem a tradição de dar azar aos envolvidos e logo os próximos de Beth serão mortos por um misterioso assassino.
6 de fevereiro de 2022
Luar - o horror elegante de James Herbert
Os dois tinham marcas de um método de profanação: órgãos removidos, o coração mordido, objetos colocados dentro do corpo profanado. No caso da mulher, retirados do quarto onde ela vivia, no menino foi sujeira e grama. Algumas flores secas também. Atos de um lunático, é claro, com algum método louco.
24 de janeiro de 2022
Criaturas Atrás das Paredes
People Under the Stairs (EUA, 1991)
Conto de fadas hardcore. Geralmente se critica a obra do diretor Wes Craven aplaudindo seu início de rebelde outsider da indústria para depois atacá-lo pelo sucesso de Nightmare on Elm Street (A Hora do Pesadelo). Pois bem, se sua ousadia formal dos tempos de Last House on the Left e Quadrilha de Sádicos cedeu aos imperativos do mercado pop do terror oitentista, o que dizer deste Criaturas Atrás das Paredes? Uma aventura-de-terror repleta de comicidade e com uma estrutura formal única no fantástico cinematográfico.
22 de janeiro de 2022
As Loka
Muierada surtada. Antes da era do empoderamento, personagens femininas tiraram o protagonismo masculino, na questão psicótica, em diversas ocasiões. Estudos mais sérios como no pioneirismo étnico de Duel in the Sun (1946), a marginalidade em I Want To Live (1958), ou a esquizofrenia em Three Faces of Eva (1957) e ainda Images (1972) – e todos os filmes de Andrzej Zulawski – pareceram exceções à regra do protagonismo masculino.
17 de janeiro de 2022
Douglas Hickox - atuando à francesa
Douglas Hickox nem tem foto no IMDB, mas foi um dos diretores mais interessantes à serviço do pop de bilheteria britânico na década de 70. Um estilista que não teve uma produção extensa, mas teve momentos destacados nos gêneros em que se aventurou.