21 de janeiro de 2023

Anos 50 - dez clássicos

Les Yeux Sans Visage


O cinema em período de maturidade artística e financeira e plena recuperação econômica depois da guerra, investe na produção tanto de ambição artística quanto de apelo popular. A concorrência da TV e a explosão da cultura jovem via rock'n'roll fazem a ruptura entre a Golden Age e a cultura de massa contemporânea. Em paralelo à produção norte-americana, diversos mercados florescem em qualidade, lançando grande quantidade de filmes e consagrando-se nas bilheterias. O cinema autoral ganha notoriedade. A inglesa Hammer Films revive os monstros da Universal em novas versões, coloridas e sangrentas. A América descobre o público do filme B e o cinema de gênero se delineia mais fortemente.

20 de janeiro de 2023

Dellamorte Dellamore

Dellamorte Dellamore (Itália, 1994)

Diret Michele Soavi
Com Rupert Everett, Anna Falchi, François Hadji-Lazaro, Mickey Knox, Clive Riche, Anton Alexander, Fabiana Formica, Stefano Masciarelli.

Dellamorte Dellamore


O último Soavi. Refinado horror-fantasia baseado em livro de Tiziano Sclavi, o criador de Dylan Dog. Na verdade Dellamorte Dellamore parece uma prévia do famoso personagem de Sclavi, inclusive assumindo muito sua estética e as excentricidades de seu universo. Com produção consistente e um senso de fantasia despretensioso, o filme ficou bem melhor do que a adaptação direta do personagem em Dylan Dog, Dead of Night (2010).

19 de janeiro de 2023

Fome Animal

Braindead (Nova Zelândia, 1992)

Diret Peter Jackson
Com Timothy Balme, Diana Peñalver, Elizabeth Moody, Ian Watkin, Brenda Kendall, Stuart Devenie, Jed Brophy.

Braindead


Lionel, sua mãe comeu o meu cachorro!

Melhor filme do mundo. Clássico do terror-escracho que extrapolou todos os limites em sua maratona de absurdos em progressão. Depois dos experimentais Bad Taste e Meet the Feebles, Peter Jackson se empenhou nesta produção de maior porte, tanto financeiro quanto técnico. O resultado projetou seu nome internacionalmente como o mais bem sucedido empreendedor em cinema alternativo.

18 de janeiro de 2023

Eraserhead

Eraserhead (EUA, 1977)

Diret David Lynch
Com Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph, Jeanne Bates, Laurel Near, Judith Roberts, Jack Fisk.

Eraserhead

Surrealismo ianque?! Eraserhead é o improvável que deu certo. Uma produção de pouquíssimos recursos, equipe reduzida e em uma linha de linguagem totalmente fora da caixa da produção norte-americana. Mas o filme conseguiu sua merecida exposição (ainda que fora de ampla distribuição) e se instalou, com o tempo, como um clássico do cult, alternativo, vanguardista, merecendo todos os elogios artísticos que se queira dar e consagrou o diretor como um dos poucos bem sucedidos (senão o único) a ousar em linguagem surrealista no mercado americano.

17 de janeiro de 2023

Inverno de Sangue em Veneza

Don't Look Now (Inglaterra, 1973)

Diret Nicolas Roeg
Com Julie Christie, Donald Sutherland, Hilary Mason, Clelia Matania, Massimo Serato, Renato Scarpa, Leopoldo Trieste. 

Inverno de Sangue em Veneza


Alerta vermelho. Clássico do fantástico moderno, baseado em novela de Dauphne Du Maurier (Not After Midnight). É possível que Inverno de Sangue em Veneza não tenha tido maior repercussão por ter sido obscurecido por O Exorcista, que é do mesmo ano? Pode ser... vai saber, como diria John, "nada é o que parece". O bom é que o filme passa no teste do tempo e mantém sua força intacta, principalmente por sua construção cinematográfica.

14 de janeiro de 2023

A Noite do Demônio

Curse of the Demon (EUA, 1956)

Diret Jacques Tourner
Com Dana Andrews, Peggy Cummins, Niall MacGinnis, Liam Redmond, Athene Seyler, Maurice Denham.

Curse of the Demon


O diretor estava certo. Clássico dos anos 50 que escapou da onda de filmes juvenis e produções B que estigmatizaram o período. Depois de uma série de filmes noir, o diretor Jacques Tourner (1904-1977) voltava aqui ao gênero fantástico que o consagrara na década anterior, especialmente com em Cat People (1942) e I Walked With a Zombie (1943).

11 de janeiro de 2023

Anos 40 - dez clássicos

The Body Snatcher


O mundo em guerra e o cinema (talvez só o fantástico) em uma encruzilhada entre o romantismo clássico e a nova era que se impunha em novos conceitos tecnológicos, ideológicos e especialmente em novos conceitos de destruição e violência. Os filmes de Val Lewton para a RKO marcam a década com suas sutilezas encantatórias enquanto a Universal esgotava as repetições e variações em sua clássica série baseada nos monstros literários. O noir e o thriller apostam na corrupção humana mais do que em ameaças sobrenaturais e algumas produções fora da massiva fábrica hollywoodiana começam a se destacar como La Corona di Ferro ou Dead of Night.